quinta-feira, 24 de março de 2011

Instalando, configurando Área de trabalho remota via Web





Tutorial 1


Por Diogo Henrique Silva

Carregue seu escritório com você! Descubra como disponibilizar o conteúdo do computador de seu escritório para que você possa trabalhar em um computador portátil ou sem estar conectado à rede da empresa. Saiba como usar a área de trabalho remota para conectar-se ao computador do seu escritório on-line - de outro computador em qualquer lugar do mundo.
Área de trabalho remota
Esteja você se comunicando a partir de sua casa ou viajando para um local distante do escritório, o Windows XP o ajudará a trabalhar onde você se encontra. Aprenda como conectar-se ao seu escritório a partir de sua casa ou outro local e como alterar suas configurações dependendo do local em que esteja e do que precise fazer.
Visão geral sobre a Área de trabalho remota
Com a Área de trabalho remota no Windows XP Professional, enquanto você estiver em outro computador, poderá ter acesso a uma sessão do Windows que esteja sendo executada no seu computador. Isso significa, por exemplo, que você pode se conectar de casa ao seu computador do trabalho e ter acesso a todos os seus aplicativos, arquivos e recursos de rede, como se estivesse em frente ao seu computador no trabalho. Você pode deixar programas sendo executados no trabalho e, quando chegar em casa, poderá ver sua área de trabalho exibida no computador de casa, com os mesmos programas em execução.
Quando você se conecta ao computador do trabalho, a Área de trabalho remota o bloqueia automaticamente para que ninguém mais possa acessar seus aplicativos e arquivos enquanto você estiver fora. Ao voltar para o computador no trabalho, pressione CTRL+ALT+DEL para desbloqueá-lo.
Área de trabalho remota também permite que mais de um usuário tenha sessões ativas em um único computador. Isso significa que vários usuários podem deixar seus aplicativos em execução e manter o estado de suas sessões do Windows, mesmo enquanto outras pessoas estiverem conectadas.
Com o recurso Troca rápida de usuário, você pode trocar rapidamente de usuários no mesmo computador. Por exemplo, suponha que esteja trabalhando em casa e tenha feito logon no computador do escritório para atualizar um relatório de despesas. Enquanto você estiver trabalhando, um de seus familiares precisa usar seu computador de casa para verificar uma mensagem de email importante. Você pode desconectar a Área de trabalho remota, permitir que outro usuário faça logon e verifique o email e se reconectar ao computador no escritório, onde você poderá ver o relatório de despesas exatamente onde estava. A Troca rápida de usuário funciona em computadores autônomos e em computadores que sejam membros de grupos de trabalho.
Área de trabalho remota permite várias situações, incluindo:
  • Trabalhar em casa - Acessar de casa o trabalho em andamento no computador do escritório, incluindo acesso total a todos os dispositivos locais e remotos.
  • Colaborar - Leve a sua área de trabalho para o escritório de um amigo para depurar códigos, atualizar uma apresentação de slides do Microsoft PowerPoint ou revisar um documento.
  • Compartilhar um console - Permitir que vários usuários mantenham sessões de programa e configuração separadas em um único computador, como um terminal de caixa ou uma mesa de vendas.
Para usar a Área de trabalho remota, você precisa do seguinte:
  • Um computador que esteja executando o Windows XP Professional (computador "remoto") com uma conexão a uma rede local ou à Internet.
  • Um outro computador (computador doméstico) com acesso à rede local através de conexão de rede, modem ou conexão VPN (rede virtual privada). Esse computador precisa ter o componente Conexão de área de trabalho remota, anteriormente denominado Cliente de serviços de terminal, instalado.
  • Contas de usuário e permissões apropriadas.
Para configurar este computador para usar a Área de trabalho remota
  1. Abra Sistema no Painel de controle.
  2. Na guia Remoto, marque a caixa de seleção Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador e clique em OK.
    Cc716452.RemoteDesktop01(pt-br,TechNet.10).jpg
  3. Certifique-se de ter as permissões adequadas para se conectar remotamente ao seu computador e clique emOK. Você deve ser um administrador ou um membro do grupo Usuários da área de trabalho remota no seu computador.
Além da área remota você pode instalar o componente da Web da área de trabalho remota para ter acesso a sua estação através de um navegador.
A instalação do componente Web pode ser realizada em um sistema Operacional Servidor ou Desktop.
A instalação nesses dois ambientes é a mesma. Podemos optar por instalar em um Desktop por exemplo para o micro que temos em nossa casa. Já a instalação por Servidor se encaixa para empresas.
O processo de instalação descrito abaixo se refere a uma instalação em um computador com o Microsoft Windows XP Professional, porém caso a instalação seja feita em um servidor o processo é o mesmo.
Para instalar o componente Conexão da Web da área de trabalho remota
  1. No Painel de controle, abra Adicionar ou remover programas.
  2. Clique em Adicionar ou remover componentes do Windows.
    Cc716452.RemoteDesktop02(pt-br,TechNet.10).jpg
  3. Selecione Internet Information Services e clique em Detalhes.
    Cc716452.RemoteDesktop03(pt-br,TechNet.10).jpg
  4. Na lista Subcomponentes do Internet Information Services, selecione Serviço da World Wide Web e clique em Detalhes.
    Cc716452.RemoteDesktop04(pt-br,TechNet.10).jpg
  5. Na lista Subcomponentes do serviço da World Wide Web, marque a caixa de seleção Conexão da Web da área de trabalho remota e clique em OK.
    Cc716452.RemoteDesktop05(pt-br,TechNet.10).jpg
  6. No Assistente de componentes do Windows, clique em Avançar.
    Cc716452.RemoteDesktop06(pt-br,TechNet.10).jpg
    Instalando os componentes.
  7. No final da instalação clique em concluir.
    Cc716452.RemoteDesktop07(pt-br,TechNet.10).jpg
  8. Abra Gerenciador de serviços de Internet.
  9. 9. Expanda a hierarquia de pastas até alcançar a pasta nome do computador local\ Sites da Web \Site da Web padrão\TSWEB.
    Cc716452.RemoteDesktop08(pt-br,TechNet.10).jpg
  10. Clique com o botão direito do mouse na pasta TSWEB e clique em Propriedades.
  11. Clique na guia Segurança de diretório da caixa de diálogo Editar.
    Cc716452.RemoteDesktop09(pt-br,TechNet.10).jpg
  12. Em Acesso anônimo e controle de autenticação, clique em Editar...
  13. Marque a caixa de seleção Acesso anônimo na caixa de diálogo Métodos de autenticação e clique em OKduas vezes.
    Cc716452.RemoteDesktop10(pt-br,TechNet.10).jpg
Pronto! Está instalada a área de trabalho remota; agora é possível a conexão com a estação de trabalho a partir de um navegador Web.
Para conectar-se a outro computador usando o componente Conexão da Web da área de trabalho remota:
  1. Certifique-se de que o componente Conexão da Web da área de trabalho remota está instalado e em execução no servidor Web (procedimento anterior).
  2. Certifique-se de que o seu computador cliente possui uma conexão de rede ativa e que o serviço de servidor WINS (ou outro método de resolução de nome) esteja funcionando.
  3. No computador cliente, inicie o Microsoft Internet Explorer.
  4. Na caixa Endereço, digite o localizador de recursos uniforme (URL) da pasta base do servidor Web que hospeda a Conexão da Web da área de trabalho remota.
    O URL é "http://", seguido do nome de rede do Windows de seu servidor e do caminho do diretório que contém os arquivos do componente Conexão da Web da área de trabalho remota (o padrão é /Tsweb/). (Lembre-se das barras invertidas.) Por exemplo, se o servidor Web estiver registrado no servidor WINS como "Admin1", na caixa Endereço, digite: http://admin1/tsweb/ e pressione ENTER. A página do componente Conexão da Web da área de trabalho remota aparecerá na tela.
  5. Em Servidor, digite o nome do computador remoto ao qual você deseja se conectar.
    Essa é a tela do componente Web para a conexão com a área de trabalho.
    Cc716452.RemoteDesktop11(pt-br,TechNet.10).jpg
  6. Se desejar, especifique o tamanho da tela e as informações da sua conexão.
  7. Clique em Conectar.
Agora é só trabalhar em sua estação como se estivesse fisicamente na mesma.
Links adicionais:

Tutorial 2

Configurando a Conexão Web pela Área de Trabalho Remota com o Windows XP

Publicado em: 28 de Julho de 2003


Você não precisa carregar seu laptop para ter seu computador disponível onde quer que você vá, pois o Windows XP Professional inclui Área de Trabalho Remota. A Área de Trabalho Remota controla seu computador a partir do acesso de uma rede e da Internet. Contudo, a Área de Trabalho Remota precisa ser instalada no sistema para se conectar. Infelizmente, é impossível instalar o software em cafés, na casa de amigos ou usando um computador cliente.
A solução é usar a Conexão Web pela Área de Trabalho Remota, que carrega a Área de Trabalho cliente dentro de um navegador. A Conexão Web pela Área de Trabalho Remota é a solução perfeita para conectar seu PC de casa ou do escritório quando você não puder instalar o software da Área de Trabalho Remota cliente em um computador. Apontando um navegador que suporte os controles ActiveX no computador principal que executa o Windows XP Professional, você pode acessar sua área de trabalho remota pela Internet.

Deixe seu Computador Principal Pronto

O recurso de Área de Trabalho Remota está disponível apenas no Windows XP Professional. Não é incluído no Windows XP Home Edition. Para mais informações sobre como a Conexão á Web pela Área de Trabalho Remota funciona, consulte Sobre a Conexão Web pela Área de Trabalho Remota (em inglês).
O primeiro passo na ativação da Área de Trabalho Remota é instalar o software necessário no computador principal. A Conexão Web pela Área de Trabalho Remota é um componente dos Internet Information Services (IIS), incluída por padrão no Windows XP Professional. O IIS responde às solicitações a partir do navegador da Web. Tenha o CD do Windows XP Professional em mãos e siga esses passos:
1.
Abra o Painel de Controle clique em Adicionar ou Remover Programas e em seguida clique em Adicionar/Remover Componentes do Windows..
2.
Clique em Internet Information Services e em seguida clique em Detalhes.
3.
Na lista Subcomponentes dos Serviços de Informações da Internet, clique em Serviços da World Wide Web e em seguida clique em Detalhes.
4.
Na lista Subcomponentes dos Serviços de Informações da Internet, selecione a caixa de verificação Conexão da Web pela Área de Trabalho Remota e em seguida clique em OK.
5.
No Assistente de Componentes do Windows, clique em Avançar. Clique em Concluir quando o assistente tiver sido concluído.
6.
Clique no botão Iniciar e clique em Executar. Digite Net Stop w3svc e clique em OK. Isto pára temporariamente o serviço da World Wide Web para manter seu sistema seguro enquanto você atualiza as correções de segurança.
Ativar o IIS sem instalar as correções de segurança adequadas pode tornar seu sistema vulnerável a intrusos. Para mais informações, leia o Boletim de Segurança da Microsoft MS01-018 e Segurança e Privacidade para Usuários Domésticos (em inglês).
Para consultar as atualizações:
1.
Clique em IniciarTodos os Programas, clique em Microsoft Update e em seguida clique em Revisar histórico de atualizações. Siga os avisos para instalar todas as atualizações críticas. Se for solicitado, reinicie seu computador.
2.
Clique em Iniciar e em seguida clique em Executar. Digite Net Start w3svc e clique em OK. Isto inicia o serviço World Wide Web.
Recomendo o uso das Atualizações Automáticas especialmente após instalar os Internet Information Services.

Configurando o Internet Information Services

Por padrão, o IIS é identificado em seu computador pela porta TCP número 80. Os passos nesta seção alteram o número da porta TCP e dificulta potenciais acessos de ataques em seu computador. Os passos nesta seção são opcionais, mas se você seguí-los, melhorará muito a segurança de seu sistema. Se você estiver pronto para usar seu computador como servidor de Web, você pode deixar o número da porta TCP de configuração padrão 80.
1.
Abra o Painel de Controle, clique em Desempenho e Manutenção e em seguida clique em Ferramentas Administrativas. Dê um clique duplo em Internet Information Services.
2.
No snap-in do ISS, expando o nome de seu computador, expanda Sites da Web, clique com o botão direito em Site da Web Padrão e em seguida clique em Propriedades.
3.
Na guia Site da Web, altere o valor da Porta TCP. Insira um número entre 1000 e 65535 que você possa lembrar facilmente, como o mês e o dia de um aniversário. Você deverá conhecer a Porta TCP ao conectar o computador no futuro.
4.
Clique em OK e feche o snap-in de Internet Information Services.

Configurando a Área de Trabalho Remota

Para conectar usando a Área de Trabalho Remota, vê deve ter uma conta de usuário com senha. Se você ainda não possui uma senha em sua conta, crie uma abrindo o Painel de Controle e clique em Contas de Usuário. Clique em sua conta, Criar uma senha e siga as solicitações. Após você criar a senha, siga esses passos para ativar a Área de Trabalho Remota:
1.
Clique com o botão direito em Meu Computador e clique em Propriedades.
2.
Na guia Remota, clique na caixa de verificação Permitir que usuários se conectem remotamente neste computador, conforme mostrado na Figura 1.
Figure 1: Enabling remote desktop
Figura 1: Ativando a área de trabalho remota
3.
Clique em Selecionar Usuários Remotos e em seguida clique em Adicionar.
4.
Na caixa de diálogo Selecionar Usuários, digite o nome de usuário e em seguida clique em OK. Clique em OK novamente para retornar à caixa de diálogo Propriedades do Sistema e em seguida clique em OK e feche-a.

Configurando seu Roteador

Se você usar um roteador para conectar a Internet, você precisará configurá-lo para permitir a conexão à Área de Trabalho Remota em seu computador. Para mais informações sobre roteadores e firewalls, consulte minha coluna Firewalls da Internet (em inglês). Você precisa encaminhar duas portas para seu computador com Windows XP Professional: A porta TCP 3389, que a Área de Trabalho necessita e a porta que você especificou no campo Porta TCP no IIS (ou porta TCP 80 se você não alterou o padrão). Se você usar Firewall de Conexão de Internet (e você deve!), consulte Como Abrir Portas Manualmente no Firewall de Conexão de Internet no Windows XP para obter instruções sobre a permissão do tráfego pela porta TCP.

Conectando Sua Área de Trabalho

Os computadores são identificados na Internet usando um único endereço IP. Para conectar seu computador com rede doméstica na Internet, você precisará saber seu endereço IP de sua casa. Visite um desses sites a partir do seu computador de casa para saber seu endereço IP: What Is My IP (em inglês), What Is My IP.com (em inglês), ou Soluções Atlantic (em inglês). Seu endereço IP pode ser trocado ocasionalmente, portanto verifique seu endereço IP antes de se conectar. Quando estiver pronto para se conectar, siga esses passos:
1.
Abra o Internet Explorer e insira a URL http:// endereçoIP:porta/tsweb/. Por exemplo se seu endereço IP é 192.168.1.120, e você escolhe a Porta TCP 1374, você poderia inserir a URL http://192.168.1.120:1374/tsweb/.
2.
Se você for solicitado a instalar a Área de Trabalho do ActiveX, clique em Sim.
3.
Na página de Conexão Web pela Área de Trabalho Remota, mostrada na Figura 2, clique em Conectar. Você pode não precisar preencher o campo Servidor. Se você deixar o campo Tamanho ajustado em Tela Cheia, a área remota assumirá sua área de trabalho local.
Figure 2: Remote Desktop Web Connection page
Figura 2: Página da Conexão Web pela Área de Trabalho Remota
4.
Insira seu nome de usuário e senha no logon do Windows, conforme mostrado na Figura 3, e em seguida clique em OK. Você verá sua área de trabalho, complete com qualquer janela que foi deixada aberta da última vez que você usou o computador.
Figure 3: The Remote Desktop Web Connection logon screen
Figura 3: Tela de logon da Conexão Web pela Área de Trabalho Remota
Quando estiver feito, desconecte fechando o navegador ou clicando no X na parte superior no modo tela cheia. Certifique-se de fechar todas as janelas do navegador. Seu nome de usuários e senha não estão armazenados, portanto você não precisa se preocupar se alguém acessar seu sistema.
Se você é um conhecedor da internet e planeja conectar seu computador de casa regularmente, você pode obter um nome de domínio e evitar escrever o seu endereço IP a cada vez que conectar seu computador. Você já está familiar com os nomes de domínios: Eles são sites ".com" usados para serem identificados. Por exemplo, o nome de domínio para este site Microsoft.com. Se você possui seu próprio nome de domínio, você pode entrar em um navegador para conectar seu computador de casa ao invés de entrar com o endereço IP. Para informações sobre seu próprio nome de domínio e associá-lo com seu computador de casa, visite a Lista de Provedores DNS Dinâmicos (em inglês).
Se você tiver o Windows XP Professional e uma conexão a Internet sempre ativada, você pode acessar com segurança seus aplicativos e dados do trabalho, de um cybercafé ou de qualquer outro local que tenha um navegador compatível com a Web. A configuração de uma Conexão Web pela Área de Trabalho demora um pouquinho, mas é muito mais fácil do que carregar seu computador para qualquer lugar.
O colunista da Expert Zone, Tony Northrup é engenheiro de Internet, fotógrafo nas horas vagas e autor de dezenas de livros e artigos. Escreve sobre como ajudar as pessoas a usar a internet com segurança para se comunicar, compartilhar e aprender.

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